De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pelo governo do Rio Grande do Sul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 1.123.867 ligações indevidas em 2015. Desse total, apenas 440.246 foram repassadas para a regulação médica. O resultado aponta que o 192 é mais acionado para pedidos de informações gerais, e não para socorro.
Foram 656.943 chamadas para pedir contatos da polícia, dos bombeiros, de empresa de energia. Já o trote ocorreu em 466.924 dos telefonemas atendidos. A regulação estadual diz que foca o trabalho de conscientização nas bases dos municípios a fim de reduzir esse número e contribuir com a agilidade do serviço.
O Samu ainda foi acionado 380.493 vezes por engano, situação que não entra na lista de ligações indevidas.
A soma inclui as regionais de Bagé, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e da Regulação Estadual (atende as demais unidades no estado) – responsável pelo atendimento de 77% da população do Rio Grande do Sul.
Bagé é a unidade que menos recebe ligações indevidas. Em 2015, o índico abaixo de 5%. Os pedidos de informações gerais ficam entre 20,6% e 33,3% do total de ligações nas outras regionais.
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