Santas casas e hospitais filantrópicos restringem atendimentos no RS

A quarta-feira (6) é dia de paralisação nas santas casas e hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul. O atendimento eletivo em algumas instituições de Porto Alegre e cidades do interior foi suspenso. As consultas serão remarcadas pelos hospitais.

Segundo a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do estado, 220 municípios aderiram ao movimento. O objetivo, conforme a entidade, é chamar atenção sobre a escassez de recursos para a área da saúde. Os hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 70% do atendimento Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Em Porto Alegre, a mobilização atinge oito instituições. Na Santa Casa, consultas e exames serão suspensos entre 10h e 11h. O Hospital Vila Nova reagendou 35 cirurgias eletivas. Em ambos, o atendimento de emergência segue normal.


A paralisação também acontece no interior do estado. Em Caxias do Sul, na Serra, o Hospital Pompéia suspendeu as consultas eletivas. No Hospital Geral, exames e cirurgias sem urgência também foram cancelados.Outros hospitais que aderiram à paralisação são Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Espírita de Porto Alegre, Divina Providência, Independência, Beneficência Portuguesa e Parque Belém. Os atendimentos de urgência e emergência são mantidos.

Em Pelotas, na Região Sul, a Santa Casa, o Hospital Universitário São Francisco de Paula, Beneficência Portuguesa, e o Hospital Espírita cancelaram atendimentos e cirurgias eletivas.

No Vale do Rio Pardo, os hospitais Santa Cruz e Ana Nery de Santa Cruz do Sul também aderiram ao movimento. Em Cachoeira do Sul, a paralisação é no Hospital de Caridade e Beneficência, e em Lajeado, no Bruno Born.

voltar
© Copyright 2019