O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) informou à Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo, na última sexta-feira, 29 de abril, a confirmação do primeiro caso de gripe Influenza A (H1N1) no município. Trata-se de uma criança, do sexo feminino, de três anos de idade, a qual se encontra em sua residência e saudável, após receber alta do Hospital Santo Ângelo (HSA).
Segundo o secretário municipal de Saúde de Santo Ângelo, André Kissel, até o momento foram 14 casos notificados de Influenza A no município. “Destes, o LACEN confirmou um caso e 7 já foram descartados. Portanto, aguardamos os resultados dos 6 exames restantes”, explicou.
De acordo com coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, enfermeira Juliane da Rosa, todas as pessoas que se encontram em síndrome gripal devem consultar com um médico o mais rápido possível. “Quem está com suspeita de Influenza A, já deve ser indicado pelo médico para o uso do Tamiflu, remédio que está disponível na Secretaria Municipal de Saúde. Da mesma forma, as pessoas devem evitar os ambientes com alomeração de indivíduos, manter a casa sempre aberta e arejada, utilizar álcool gel, ter a etiqueta respiratória e procurar não visitar enfermos em hospitais”, explicou.
VACINAÇÃO – A vacinação nos 16 pontos da Secretaria Municipal de Saúde continua até o dia 20 de maio, no período das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. A vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, puérperas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade (com laudo médico), e vai continuar até o dia 20 de maio. Os idosos que possuem mais de 60 anos e não podem se locomover até um dos pontos de vacinação poderão ligar para a Secretaria Municipal de Saúde e agendar a visita da mesma para a realização da sua vacina.
Rodrigo Bergsleithner/AI Secretaria de Saúde
voltar