Em Caxias do Sul na tarde desta quinta-feira (12) para participar da homenagem aos policiais militares que prenderam uma quadrilha de assaltantes de banco, o governador José Ivo Sartori afirmou que haverá contigenciamento de 20% no orçamento das secretarias e de 35% na ocupação dos cargos de confiança. O governador garantiu que essas medidas não entrarão em vigor nesta sexta-feira (13) e nem na semana que vem. Ele não descarta as medidas para o mês de março, mas a data não foi confirmada.
"Sabemos que não vão existir corstes. Nós já estamos falando sobre isso internamente com as organizações. É verdade, vai ter contingenciamento, sim, e os secretarios já etão todos orientados de que vai ser na ordem de 20% nas secretarias. Assim como vai existir também um contingenciamento da ocupação dos cargos de confiança que serão na ordem de 35%", afirma Sartori.
Essa será a segunda medida do governo para contenção de gastos. O decreto de 2 de janeiro autorizou o governo a prorrogar por 180 dias o pagamento de despesas herdadas. Também foram vetadas por seis meses no decreto de janeiro a realização de novos concursos públicos e a convocação de aprovados em concursos já realizados.
O governador permaneceu na Serra nesta quinta-feira. Depois, ele foi para Nova Pádua para a abertura da Festa de Produtos Coloniais, a Feprocol.