O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) anunciou nesta segunda-feira novos nomes que irão integrar o futuro secretariado. Depois de passar parte da manhã e da tarde reunido com a equipe de transição, o ex-prefeito de Caxias do Sul confirmou que Ernani Polo (PP) na Agricultura, Gerson Burmann (PDT) em Obras Saneamento e Habitação, Lucas Redecker (PSDB) em Minas e Energia, Pedro Westphalen (PP) em Transportes e Mobilidade, Vieira da Cunha (PDT) na Educação, Wantuir Jacini na Segurança, Miki Breier (PSB) no Trabalho, João Gabardo na Saúde, Ana Pellini no Meio Ambiente eCésar Faccioli, na Justiça.
Com isso, já estão definidos os comandantes de 13 pastas. No início do mês, Sartori anunciou os três primeiros nomes dos seus secretários, todos peemedebistas: Carlos Búrigo na Secretaria-Geral do Governo, Giovane Feltes na Secretaria da Fazenda e Márcio Biolchi na Casa Civil. Sartori afirmou que anunciará pelo menos mais seis nomes até o fim do ano — de acordo com o governador eleito, o número de secretarias não deve passar de 21.
Antes do anúncio, ambientalistas entregaram nas mãos de Sartori um manifesto contra a possível nomeação de Ana Pellini como secretária do Meio Ambiente. Assinado por nove entidades, o documento afirma que há risco de "uma avalanche de retrocessos" e que a gestão de Ana na Fepam, entre 2007 e 2009, foi marcada pela emissão de licenças que geraram inúmeras ações na Justiça devido à desconformidade com a legislação ambiental.
PERFIS DOS NOVOS SECRETÁRIOS
Transportes e Mobilidade – Pedro Westphalen (PP)
Aos 63 anos, foi eleito para o quarto mandato na Assembleia Legislativa. O médico, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia, começou sua carreira política como deputado estadual em 2003, tendo a saúde como principal bandeira Natural de Cruz Alta, foi presidente da Assembleia gaúcha em 2013. Em 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia de janeiro a novembro. Westphalen é casado e pai de três filhos.
Agricultura – Ernani Polo (PP)
Natural de Ijuí, criou-se em Santo Augusto, onde seu pai, Alvorindo, foi prefeito. Aos 40 anos, é casado e pai de um casal. Formado em Direito, também é agricultor e tem formação como Técnico em Contabilidade. Em 2000, foi o vereador mais votado da história de Santo Augusto. Entre 2003 e 2009, atuou como chefe de gabinete do deputado Jerônimo Goergen. Em 2010, concorreu a deputado estadual, e assumiu como suplente em 2011.
Educação – Vieira da Cunha (PDT)
Aos 54 anos, foi candidato pela primeira vez ao governo do Estado neste ano, mas não se elegeu. O pedetista foi vereador da capital gaúcha duas vezes, deputado estadual três vezes e deputado federal outras duas. Natural de Cachoeira do Sul, Vieira é formado em Direito e, seguindo os passos do pai, ingressou na carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1986. É casado e possui quatro filhos.
Obras, Saneamento e Habitação – Gerson Burmann (PDT)
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Burmann tem 52 anos e foi eleito, neste ano, para o quarto mandato como deputado estadual. É natural de Ijuí, onde foi vice-prefeito por dois anos, além de secretário municipal de Obras. Burmann é o atual líder do PDT na Assembleia Legislativa e presidente a Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade.
Minas e Energia – Lucas Redecker (PSDB)
Lucas Redecker nasceu e se criou dentro do cenário político, ao lado do pai, o deputado Júlio Redecker (morto em 2007). Natural de Novo Hamburgo, foi candidato a prefeito e vice-prefeito do município, assessor especial junto ao gabinete da governadora, assessor da bancada do PSDB na Assembleia e presidente da Juventude Estadual do PSDB. Em 2010, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, onde preside duas Frentes Parlamentares: de Fomento às Parcerias Público-Privadas e de Turismo. Em 2014, foi reeleito.
Segurança – Wantuir Jacini
Natural de São Gabriel, Wantuir Jacini foi secretário da Justiça e da Segurança Pública no Mato Grosso do Sul.
Trabalho e Desenvolvimento Social – Miki Breier (PSB)
É natural de Cachoeirinha e tem 48 anos. Volmir José Miki Breier é ex-seminarista, professor da rede estadual de ensino e mestre em Filosofia. Foi vereador (1992 e 2001), vice-prefeito (entre 1997 e 2000) e secretário de educação (2005 e 2006) em Gravataí. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, vai para o terceiro mandato. No início de 2013, assumiu a presidência da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). Também foi vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). É o líder da Bancada do PSB na Assembleia e coordenador de seis Frentes Parlamentares: em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; em Defesa do Trânsito Seguro; em Defesa da Vida; de Incentivo à Leitura; em Defesa da Democratização da Comunicação, das Rádios Comunitárias e a Frente Parlamentar da Mineração.
Saúde – João Gabardo
Gabardo é um técnico ligado ao PMDB e que atualmente trabalha como superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ele já atuou na secretaria estadual como adjunto de Osmar Terra no governo de Germano Rigotto (2003-2006), assumindo a titularidade da pasta em março de 2006.
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Ana Pelinni
Sem filiação partidária, ocupa atualmente o cargo de secretária de Licenciamento e Regulamentação Fundiária na Prefeitura de Porto Alegre.
Justiça e Direitos Humanos – César Faccioli
Promotor de Justiça do Ministério Público.