Sartori sanciona lei que fortalece desenvolvimento turístico das Missões

Composto por 26 municípios, a Rota Missões é uma proposta para apresentar aos turistas os principais pontos históricos da região missioneira em roteiro cultural, religioso, gastronômico e ambiental. Dessa forma, a iniciativa fomenta a economia local e auxilia o fortalecimento do turismo no estado. Na manhã desta quarta-feira (5), o projeto recebeu a sanção do governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

"Acredito que o turismo precisa ser visto como alternativa de desenvolvimento para tantas regiões e municípios do Rio Grande do Sul. Com este projeto, a Região das Missões agora tem a oportunidade de expandir a sua geração de emprego e renda, além de valorizar suas atrações históricas", afirma o deputado Eduardo Loureiro, autor do projeto.



Parcerias com universidades, entidades do setor e iniciativas privadas com a intenção de apoiar as atividades da Rota das Missões integram o conjunto da proposição. Além disso, a medida também implanta mecanismos de educação ambiental, incentivos aos empreendimentos turísticos e fomento à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, artesanato e geração de novas fontes de emprego e renda. 

Passeio pela história


A Rota das Missões é uma caminhada turística pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guaranis. O percurso parte do município de São Borja, local da primeira Redução Jesuítica dos Sete Povos das Missões, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias. 



O roteiro turístico é composto pelos municípios de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São  Miguel  das  Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões. 

voltar
© Copyright 2019