O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na quarta-feira (20), o Plano Estadual de Vacinação, que foi elaborado pela gestão estadual e a equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES) desde dezembro.
O documento, que pode ser acessado pela população neste link e está sendo atualizado constantemente, contém toda a estrutura de armazenamento e distribuição das doses de vacina, assim como outros insumos como agulhas e seringas; a capacidade instalada do Programa Estadual de Imunizações e salas de vacinas em todo Estado; resumo das vacinas que estão em fase três de ensaios clínicos pelo mundo; entre outras informações a respeito da vacinação da população gaúcha contra a Covid-19.
Também foi publicada uma nota técnica com orientações sobre critérios para distribuição de vacinas aos municípios, a partir da definição dos grupos prioritários para a primeira fase da campanha.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que disponibilizará um painel para contabilização das doses que serão aplicadas na população. O Estado decidiu adotar o sistema do Ministério da Saúde, no qual os vacinadores, na ponta, fazem o registro diário das doses aplicadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Esse painel deve ser disponibilizado nos próximos dias, ainda sem data definida.
A Prefeitura de Porto Alegre já disponibilizou um painel com atualização dos vacinados, que pode ser acessado aqui.
O Rio Grande do Sul recebeu 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório Sinovac.
A vacinação no Rio Grande do Sul começou na segunda-feira (18), com um ato simbólico realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Na ocasião, cinco pessoas representando os grupos de risco foram imunizadas.
Na terça (19), começou a distribuição das vacinas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde do estado.
Algumas cidades do RS já conseguiram imunizar 100% dos grupos prioritários.
g1 RS