Seis pessoas são presas suspeitas de estelionato contra o INSS no RS
A Polícia Federal (PF) prendeu seis pessoas na manhã desta quinta-feira (30), na Região Central do Rio Grande do Sul, suspeitas de estelionato contra o INSS e organização criminosa. Além disso, 20 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de condução coercitiva foram cumpridos. A operação foi deflagrada nas cidades de Santa Maria, São Martinho da Serra, Viamão, Cidreira, Osório e Porto Alegre.
Conforme a PF, a organização criminosa era composta de advogados, contadores e despachantes que captavam interessados e inseriam dados falsos nos sistemas da Previdência Social, utilizando do cadastro de empresas fictícias. Em seguida eram registrados vínculos empregatícios falsos em carteiras de trabalho e inseridos no sistema da previdência. Após a inclusão dos dados, eram postulados e deferidos os benefícios, como auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição.
Além dos escritórios, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão no prédio do INSS, já que há suspeita de envolvimento de servidores no esquema. Pelo menos R$ 3 milhões teriam sido movimentados. O grupo também lesava os cofres públicos pelo encaminhamento fraudulento de seguros-desemprego gerando em torno de R$ 2 milhões de prejuízo ao Ministério do Trabalho e Emprego. Além do próprio fraudador, também se beneficiavam do esquema seus amigos e parentes.
Desde 2010 a Polícia Federal de Santa Maria vem procedendo investigações sobre as fraudes previdenciárias, sendo que neste ano constatou-se a existência de uma organização criminosa especializada na prática. A investigação contou com o apoio do Ministério da previdência Social e da Brigada Militar.
Fonte: G1
voltar