A semana deve começar com chuva na Região Sul do país, com previsão de acumulados elevados, temporais e potencial para transtornos, de acordo com a Somar Meteorologia. O Instituto de Meteorologia, que vem emitindo alertas climáticos para o estado, mantém um aviso de perigo para chuvas intensas para a área, a partir das 0h de segunda-feira (11).
No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva a qualquer instante, principalmente no Centro-leste do estado. Há risco para granizo e trovoadas. As temperaturas não variam muito ao longo do dia, justamente por causa da nebulosidade.
Já na terça-feira (12), a tendência é de a chuva se concentrar no Norte e Extremo Sul do estado, em forma de pancadas localizadas e com baixo potencial para transtornos. Em boa parte da metade Sul, não há condição para chover, diz a Somar. As temperaturas seguem mais amenas no amanhecer, sem risco para geada e durante a tarde não sobem muito nas áreas onde chove, por causa do tempo fechado.
A tendência é que a chuva perca intensidade entre quarta (13) e quinta-feira (14) e volte a chover forte no Norte do Rio Grande do Sul a partir da sexta-feira (15).