Servidores do RS começam a sacar 13º salário por empréstimo, mas relatam problemas de operação

Os servidores estaduais do Rio Grande do Sul começaram a receber nesta quarta-feira (20) o valor referente ao 13º salário por meio de empréstimo no Banrisul. Eles tiveram de ir até as agências bancárias e solicitar o pagamento do benefício, que terá o ressarcimento da operação pago pelo governo.

Porém, com o grande número de interessados, o atendimento no banco ficou complicado. O Banrisul atendeu mais de 100 mil servidores públicos, de um total de 320 mil. Com isso, muitos dos que foram cedo ao banco saíram frustrados.

"Eu cheguei às 7h30 e a fila estava demais, muito congestionada. Realmente está um desleixo, ninguém entende nada, as pessoas começam a discutir e brigar", lamentou Júlio Cesar Souza, sargento da Brigada Militar.

O Banrisul informou que o sistema apresentou oscilações devido ao movimento acima do normal. Durante a tarde, os problemas continuaram. Muita gente saiu sem conseguir retirar o valor referente ao 13º salário.O policial militar Paulo Renato Bica se surpreendeu ao perceber que conseguiu o empréstimo. Primeiro ele tentou pelo celular, e depois, pelo caixa. "O aplicativo dizia que não dava, não finalizava, só que quando eu cheguei lá para fazer a transação, já estava na conta pelo aplicativo", relata.

Apesar dos problemas, a federação que representa os servidores informa que o sentimento é de alívio com a confirmação de que o governo vai pagar os juros da operação bancária.

"Isso marca uma diferença bastante significativa, porque no ano passado o governo forçou os servidores a tomarem os empréstimos arcando com os juros, dizendo que havia uma impossibilidade jurídica, o que caiu por terra agora", diz o presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (Fessergs), Ségio Arnoud.

Em Brasília, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, afirmou que desconhecia os problemas no Banrisul, mas avaliou que essa foi a melhor solução encontrada para o funcionalismo.

"Foi a construção que o governo do estado fez para permitir que esse conjunto de servidores, no universo de 350 mil deles, em querendo, pudesse buscar satisfazer o montante ao seu abono natalino 13º salário", ressaltou.

Por meio de nota, o Banrisul diz que todo o sistema financeiro no Brasil enfrentou congestionamento em alguns serviços, especialmente, o 13º salário dos empregados dos setores público e privado. O banco diz que, inclusive, abriu uma hora mais cedo e estendeu a jornada por mais duas horas.

voltar
© Copyright 2019