Sete cidades do RS recebem salas de apoio para mulheres vítimas de violência

A Polícia Civil do RS inaugurou na terça-feira (16) sete salas especiais para atendimento de mulheres vítimas da violência. As denominadas Salas das Margaridas são espaços preparados para acolher exclusivamente as mulheres.

As delegacias de polícia que receberam a estrutura foram Cruz Alta, Uruguaiana, Santa Rosa, Cachoeira do Sul, Lajeado, Farroupilha e Bagé.

“A mulher que passa por um momento de tamanha fragilidade não pode estar exposta ao movimento diário de uma delegacia. Por isso, esses espaços reservados incentivam as mulheres a procurarem ajuda”, apontou a chefe da Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor.

A sala é um local reservado, onde são feitos os boletins de ocorrência, assim como o pedido de medidas protetivas e outras ações que fazem parte da Lei Maria da Penha.

“Nesses espaços também conseguimos aplicar um questionário que avalia o grau de risco que a vítima esta exposta. São informações fundamentais que ajudam a polícia a traçar um plano de proteção para essa mulher e assim evitar crimes como o feminicídio”, afirmou a delegada Tatiana Bastos, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV).

Com os novos espaços, o Rio Grande do Sul possui 17 Salas das Margaridas.

voltar
© Copyright 2019