Soja apresenta redução de 17,4% de produção no RS em função das condições do clima, conforme Emater

A soja, principal cultura do Estado, apresenta um pequeno aumento de área cultivada, 0,3%. A cultura foi implantada em mais de 6,7 milhões de hectares. No entanto, as condições meteorológicas não foram favoráveis ao desenvolvimento da cultura, o que ocasionou a redução de 17,4% da produção, sendo esta estimada em 15 milhões de toneladas, com produtividade de 37,33 sacas por hectare (redução de 20,3% de produtividade quando comparada à safra 2023/2024).

O dado foi divulgado na última terça-feira (11), na Expodireto Cotrijal, durante o tradicional Café com a Imprensa, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar). O evento é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Os dados relativos à segunda estimativa da safra de grãos de verão foram apresentados pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera. Os números apontam que o Rio Grande do Sul deve colher nesta safra 28.050.178 toneladas de grãos, em uma área cultivada de 8.435.197 hectares. O levantamento das informações foi realizado pelos extensionistas rurais dos escritórios municipais da instituição no período de 16 a 28 de fevereiro de 2025, compilados e revisados pela gerência de Planejamento juntamente com os regionais.

Condições meteorológicas

Para a cultura do milho as chuvas foram satisfatórias, especialmente para as lavouras do cedo Já para o desenvolvimento da soja as condições meteorológicas, com chuvas escassas e irregulares, afetaram a cultura.

Informações Governo do Estado

Foto: Canva/ilustração

voltar
© Copyright 2019