SOL E LUA: RETRATO KAINGANG DA ROUPA VIVA
Mini Doc. de 15 minutos sobre o processo de criação dessas roupas, que não são produzidas em série, mas que ganharam uma nova interpretação, permitindo seu uso tanto no cotidiano, momentos de lazer, ou em rituais de cura nativa. A peça carrega o valor cultural da “Tenda da Lua”, local onde as roupas artesanais eram confeccionadas, além de destacar o Sagrado Feminino, mostrando a relação com as antigas casas subterrâneas, uma característica das construções do povo Kaingang, que habita as terras de Ijuí há cerca de dois mil anos.
A confecção dessas peças exclusivas ficará a cargo da artista, historiadora e artesã Jaqueline Santos, descendente patrilinear Kaingang. As criações serão apresentadas juntamente com uma mostra audiovisual que contará a história da Roupa Viva e seu processo de linhagem, resultado de uma pesquisa pioneira com forte cunho arqueológico.
As filmagens do documentário acontecerão na “Cascata da Usina Velha”, em Ijuí, um cenário histórico de mais de 100 anos, escolhido por sua exuberância, força e resistência, atributos que acreditamos reforçar o potencial do local, tanto para a cidade quanto para o Estado.
voltar