Temperaturas amenas no outono favorecem colheitas no RS, diz Emater

As temperaturas amenas no início do outono já favorecem os trabalhos de colheita no Rio Grande do Sul. Conforme a Emater, os produtores de arroz e milho comemoram o bom desenvolvimento nas lavouras.

A colheita do arroz já atinge 45% do total cultivado no estado. A Emater afirma que restam cerca de 47% da área pronta para ser colhida. As produtividades variam de 7,2 mil kg por hectare e 8 mil kg por hectare. A qualidade dos grãos também é considerada boa e não há dificuldade em comercializá-lo.

No caso do milho, a colheita atinge 65%. As produtividades têm ultrapassado 10 mil kg por hectare e surpreenderam os produtores, uma vez que a média estadual, até aqui, é de seis mil kg por hectare. Segundo a instituição, as lavouras mais tardias, que representam cerca de 10% do total, também estão em boas condições. Porém, em áreas da Campanha e do Sul, a expectativa de rendimento diminuiu devido à falta de chuva abundante.

A colheita da soja atinge 26% das lavouras semeadas, com rendimento dentro da expectativa e variando conforme a incidência de chuva em cada região. Em locais que foram afetados por falta de chuva abundante, os rendimentos variam entre 35 e 40 sacas por hectare. Já em municípios onde as precipitações não comprometeram o desenvolvimento da cultura, os rendimentos alcançados têm ficado, em sua maioria, em torno de 60 sacas por hectare.

voltar
© Copyright 2019