Frente fria, impulsionada por uma grande massa de ar frio na Argentina atuará no Rio Grande do Sul neste sábado e deixa o Estado com abundante cobertura de nebulosidade. Pode chover no decorrer do dia na maioria das regiões. Em grande parte dos locais com precipitação os volumes devem ser baixos.
Pontos, principalmente da Metade Norte, podem ter pancadas fortes com trovoadas e risco de granizo muito localizado. Apesar da instabilidade, são possíveis períodos de melhoria, até com aberturas de sol, em algumas regiões. O ar estará úmido e abafado.
As mínimas devem seguir amenas, com 16°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, são agradáveis, em torno dos 26°C em Santa Cruz do Sul. Em Catuípe, os termômetros variam entre 20°C e 26°C.
Uma significativa massa de ar frio para o final de outubro provoca neve há dois dias em diversas cidades da Patagônia, na Argentina. O ar polar intenso para esta época do ano trouxe precipitações fortes de neve, com acumulação, para diversas províncias da região patagônica. O máximo que esta massa de ar frio alcançará é o Sul do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Ao Norte seguirá predominando a massa de ar quente.
Com isso, o território gaúcho ficará por uma sequência de dias espremido entre o frio do Uruguai e da Argentina e a massa de ar quente sobre o Brasil. O resultado deste “efeito sanduíche” entre massas de ar com características radicalmente distintas vai ser chuva. Por isso, a MetSul alerta que, até terça, o Estado deverá experimentar um período muito chuvoso, com alguns intervalos de melhoria, em que várias regiões terão acumulados de precipitação elevados. Os maiores volumes tendem a ocorrer na Metade Norte. Apenas ao longo da terça-feira se espera que o tempo melhore de vez na maior parte do Estado.
voltar