Um forte temporal de granizo atingiu Não-Me-Toque no início da noite desta quarta-feira no Alto Jacuí. Grande quantidade de gelo chegou a deixar a paisagem branca em vários pontos, por volta das 20h, durante entre 15 e 20 minutos, conforme a Brigada Militar.
Apesar do gelo ser, em sua maior parte, constituído de pedras menores, algumas residências ficaram danificadas, com alguns registros de destelhamentos. Na ERS 142, árvores bloquearam a rodovia e os bombeiros de Carazinho foram acionados para fazer a desobstrução.
As células de temporal e chuva forte avançaram para a Serra e devem chegar à Região Metropolitana no decorrer da noite e madrugada, conforme a MetSul Meteorologia. Pedras de gelo foram registradas ainda em Fontoura Xavier e Água Santa.
Frente semi-estacionária voltou a se intensificar no fim da tarde em Santa Catarina e no Norte do Rio Grande do Sul à medida que começa a recuar para o Sul um ramo frontal quente. Por isso, a perspectiva da atmosfera se instabilizar de forma mais generalizada aqui no Estado nas próximas 24 horas. Como ar mais quente ingressa no Sul do país a partir de uma corrente de jato de baixos níveis, e ar quente contribui para a formação de nuvens de tempestade, volta o risco de temporais ao Rio Grande do Sul.
Índices de instabilidade de modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia são altos, sinalizando um ambiente propício a tempo severo em que podem ocorrer temporais isolados de granizo e vento forte com raios. A maioria dos dados coincide em indicar para a Metade Norte do Estado a maior ameaça de temporais. Os volumes de chuva podem ser muito altos na Metade Norte, para onde o modelo numérico WRF indica 100 mm a 150 mm em alguns pontos apenas em 24 horas.
*Com informações de Estael Sias, da MetSul Meteorologia