Foi definido nesta quarta-feira (27) o traçado do trecho Sul da Ferrovia Norte-Sul. A decisão foi tomada em reunião na sede da Valec, empresa pública de engenharia responsável pela obra. A Ferrovia Norte-Sul ligará Chapecó, em Santa Catarina, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
No estado, o trem sairá de Iraí, ao Norte, e seguirá até o Porto de Rio Grande. Os trilhos passarão pelas cidades gaúchas de Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões ePalmeira das Missões. As informações são do deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PT). “Ainda temos algumas etapas a cumprir, mas a definição do traçado permite agilizarmos a concretização deste sonho”, comemorou o parlamentar.
O sonho da ferrovia Norte-Sul começou a ser construído há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conecetando quatro regiões e nove estados brasileiros. Atualmente, ela opera no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO), com 855 quilômetros.
voltar