Universidades gaúchas perdem vagas após desempenho insatisfatório

No Rio Grande do Sul, as penalidades atingem os cursos da UFRGS de Medicina (Porto Alegre), Urcamp de Medicina Veterinária (Alegrete) e Nutrição (Bagé), Ufpel de Medicina (Pelotas), UFSM de Fonoaudiologia (Santa Maria), IPA de Fonoaudiologia (Porto Alegre), UPF de Nutrição (Passo Fundo), Faculdade Nossa Senhora de Fátima de Nutrição (Caxias do Sul), Ulbra de Serviço Social (Canoas) e Faculdade de Tecnologia Saint Pastous de Tecnologia em Radiologia (Porto Alegre).
Em geral, o MEC aponta melhora na qualidade dos cursos da área de saúde entre 2010 e 2013, já que um menor número recebeu nota 1 ou 2 na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que corresponde a insatisfatória. Mesmo assim, 80 cursos foram reprovados pelo MEC, sendo que 53 já estavam com medidas de supervisão.
Os cursos ficam sujeitos a sanções, além do congelamento de vagas. Precisarão firmar Protocolo de Compromisso (plano de melhorias para sanear nas fragilidades apontadas pelo CPC), avaliação in loco com função de obtenção de Conceito de Curso (CC) e verificação de cumprimento do Plano de Compromisso, instauração de processo administrativo para aplicação de penalidade em caso de descumprimento do Plano de Compromisso, exclusão do FIES (vedação da realização de novos contratos), não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao PRONATEC, prejuízo nos editais (utilização do curso para obtenção de bônus no edital do Mais Médicos). 
 
Fonte: Rádio Gaúcha
Foto: Fernando Gomes
voltar
© Copyright 2019