A vacinação contra a gripe segue nos postos de saúde de 99 municípios gaúchos, embora a campanha de imunização não tenha sido prorrogada no Estado. A meta era imunizar 80% dos grupos prioritários e o Rio Grande do Sul vacinou 79,2% do público-alvo. Mesmo assim, a Secretaria Estadual da Saúde orienta que os municípios que não atingiram a meta (cerca de 20% do total), sigam oferecendo as doses.
É o caso de Porto Alegre, onde 74% do público-alvo tomou a vacina. A reportagem da Rádio Gaúcha circulou por postos de saúde da Capital nesta segunda-feira (8) e verificou que o movimento era tranquilo, sem formação de filas. A vacina vai estar disponível nas unidades de saúde até que a meta seja atingida. Na Capital, mais de 97.400 pessoas ainda não se vacinaram.
Quem deve se vacinar?
A vacina é recomendada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, mulheres até 45 dias após o parto, gestantes, idosos, população indígena e trabalhadores da saúde.
Casos de gripe no RS
O Rio Grande do Sul teve 16 casos confirmados de gripe em 2015, nos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Esteio, Viamão, Santa Cruz do Sul, Torres e Canoas, onde foi registrada a primeira morte pela doença no Estado neste ano.
voltar