Vacinação contra aftosa registra baixo índice de imunização na região

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

 

A proximidade do fim do prazo da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febra aftosa e o baixo movimento nas Inspetorias Veterinárias preocupa a Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí. Hoje, 24, o supervisor regional de Agricultura, Emilio Stumm, disse que as Inspetorias ou postos veterinários dos 29 municípios de abrangência do órgão registram pouca procura por retirada do medicamento.

 

Têm direito às doses gratuitas os produtores enquadrados no Pronaf e que possuem até 10 animais. Os demais precisam comprar a vacina anti-aftosa. Emilio Stumm ressalta que as Inspetorias e postos possuem doses suficientes para atender os agricultores que têm direito ao produto de graça. A campanha termina na próxima terça-feira, 31. Quem ficar inadimplente poderá ser multado.

 

Emilio Stumm esclareceu que atém ontem, 23, Ijuí constatava imunização de 33% dos bovinos e bubalinos contra a aftosa, ou seja, dos 24.709 animais, já receberam o medicamento, 8.249. Já Bozano vacinou, até agora, 30%; Coronel Barros, 28%; Jóia, 36%; e Catuípe, 42%. Quem comprar a vacina precisa apresentar a nota fiscal num prazo de até cinco dias após o fim da campanha.

voltar
© Copyright 2019