Vacinação contra o sarampo e poliomielite terá novo Dia D neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite terá um novo Dia D neste sábado (1°). O Ministério da Saúde orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de cobertura que abram os postos para receber por mais um dia as crianças com idade a partir de um ano a menores de cinco. A campanha tinha término previsto para esta sexta-feira (31).

Em Porto Alegre, a campanha de vacinação foi prorrogada por 15 dias, conforme o anúncio feito pelo secretário de Saúde Erno Harzheim. O Dia D de vacinação na capital será no dia 15 de setembro.

O Rio Grande do Sul está entre os 12 estados com índices de vacinação contra pólio e sarampo abaixo da média nacional, conforme o Ministério da Saúde. A medida é um alerta para vacinar cerca de 150 mil crianças que ainda não estão protegidas contra as duas doenças.

De acordo com o governo estadual, 140 cidades já ultrapassaram a meta prevista no estado. Assim, a recomendação destina-se aos demais 357 municípios gaúchos ou aos que não atingirem a meta até esta sexta-feira.

Na média, o estado apresenta uma cobertura de 71%, o que corresponde a mais de 750 mil doses de vacinas aplicadas desde a abertura da campanha, no dia 6 de agosto.

O Rio Grande do Sul teve 23 casos de sarampo confirmados neste ano, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde. A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994.

As vacinas utilizadas na campanha são a vacina oral da poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

Mesmo quem já tenha sido vacinado contra a pólio ou sarampo deve ter a situação vacinal analisada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação das crianças e o cartão SUS.

G1 RS

voltar
© Copyright 2019