Venda de veículos novos já caiu 27% no Rio Grande do Sul em 2015

A inflação e os juros altos fizeram o consumidor colocar o pé no freio na hora de fazer compras. E o resultado é que a venda de carros novos está em marcha lenta há vários meses. Em 2015, as vendas de carros novos já caíram 27% no Rio Grande do Sul. Já a procura por usados teve um pequeno aumento.




O empresário Ricardo Alexandre Florisbal sempre comprou carro zero quilômetro. Mas nesta quinta-feira (18), pela primeira vez, ele decidiu por um usado. “Tu compras um novo em um ano ele já cai 10% na [tabela] Fipe, então preferi comprar um usado. Já peguei desvalorizado, digamos assim”, explica ele.




A venda de seminovos aumentou 6% de janeiro até agora no estado. “Nessa época de dificuldade, do custo do dinheiro alto, do jeito que estão as taxas de juros subindo, o consumidor está vendo que está sendo mais vantagem adquirir um veículo seminovo”, diz o presidente da Associação de Revendedores de Veículos, Décio Bonato.




Já o número de carros novos vendidos no estado só cai. No mês passado, a redução foi de 34% se comparado a maio de 2014. O reflexo da crise são os veículos parados nas concessionárias.  O consumidor que sabe aproveitar o momento só sai da loja dirigindo, se tiver descontos ou boas condições de pagamento e, claro, vantagens.




A professora Miriam Silva de Souza aproveitou a oportunidade para barganhar com os vendedores e saiu da concessionária satisfeita com o negócio que fechou. “Eles me deram emplacamento, IPVA, vão dar sensor de ré, película, tapete, que é um absurdo não derem tapete”, comentou. 




Para alavancar as vendas, as lojas estão valorizando mais o veículo do cliente. Em uma revendedora de Porto Alegre, o número de consumidores que entregam o carro velho pra comprar um zero dobrou. “Carro com menos de 50 mil quilômetros, em perfeito estado de funcionamento, realmente vale a tabela Fipe. Isso dá poder de compra muito forte pro consumidor”, explica o gerente Aroldo Pieta.




O consumidor que procura linha de financiamento pode aproveitar o Feirão da Caixa que vai até sábado em 90 concessionarias do estado. a taxa mensal de juros para quem comprar veículos novos em 60 meses é de 1,89%. No caso dos usados, a taxa é de 1,93%. A taxa media é de 1,74%.

Fonte: G1

voltar
© Copyright 2019