Vendas de ovos de Páscoa caem 14% nos supermercados do RS

As vendas de ovos de chocolate para a Páscoa caíram 14% no supermercados gaúchos em 2016 em relação ao ano passado. O balanço foi divulgado neste domingo pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O dado confirma as expectativas que apontavam um consumidor mais retraído para a data. Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes, coelhinhos e presentes menores, para presentear as crianças.

 

De acordo ainda com a Agas, 40% dos consumidores deixaram as compras para a última hora. "Nestes três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%, mas algumas lojas conseguiram fazer promoções do tipo compre um e leve dois em determinadas marcas", informou Longo.

 

 

 

Quem quis garantir seu ovo favorito antecipou as compras", relatou, no entanto, o presidente da Agas. Este comportamento de antecipação na compra de chocolates ficou mais evidente entre os gaúchos que adquiriram os chamados "ovos premium". As vendas deste tipo de ovo – com maior valor agregado – mantiveram-se estáveis em relação a 2015, e representaram cerca de 13% do total de ovos comercializados. Em média, os preços dos ovos de chocolate estiveram 15% superiores na comparação com a Páscoa passada.

 

A surpresa negativa do setor foi uma queda de 5% nas vendas de caixas de bombons, uma das apostas do segmento para esta Páscoa. Segundo Longo, os supermercados já começam a reabastecer os estoques deste produto nesta semana com vistas ao Dia das Mães, quando os bombons voltarão a ganhar evidência nas gôndolas. Já a comercialização de pequenos tabletes de chocolate e de balas cresceu 2%, reforçando a tendência de produção de cestos caseiros para presentear crianças e pessoas próximas. Segundo dados de pesquisa realizada pela Agas em fevereiro deste ano, cada consumidor pretendia presentear em média quatro pessoas nesta Páscoa. Ao total, os supermercados gaúchos comercializaram 7,6 milhões de ovos de Páscoa e 5,8 milhões de caixas de bombons em todo o Estado.

 

Outro produto típico da data, as colombas pascais tiveram vendas semelhantes às do ano passado. "Ouve uma antecipação da exposição deste produto, que ensejou que as pessoas adquirissem as colombas como opção de presente", avaliou o presidente da Agas.

 

Vendas de pescado aumentam 5%

 

Se as vendas de chocolates estiveram abaixo do esperado, a comercialização de pescados cresceu 5%, em volume físico, na comparação com a Páscoa de 2015. O crescimento, entretanto, não se reverteu em valores financeiros, uma vez que boa parte dos gaúchos migrou de pescados mais caros, como bacalhau e salmão, para produtos mais acessíveis, como o peixe panga. Ao todo, foram 520 toneladas de peixes vendidas, 95% deles congelados. "O crescimento dos pescados mostra a força das reuniões em família. Ainda que o cenário de instabilidade político-econômica deixe o consumidor retraído, o gaúcho não abre mão de comemorar as datas especiais ao lado de seus familiares", enalteceu Longo.

 

Para este domingo de Páscoa, as temperaturas baixas inibiram o crescimento dos churrascos em família e, consequentemente, da comercialização de carnes e bebidas. "Ainda assim, a Páscoa alavancou as vendas de massas, vinhos, sobremesas e outros alimentos que caracterizam os encontros em família", relatou Longo

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