Vendas de Páscoa no RS crescem 2% na comparação com 2014

As vendas de Páscoa atingiram um crescimento de 2% nos supermercados gaúchos em 2015, na comparação com o ano passado, conforme divulgou neste domingo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Os consumidores gaúchos apostaram em chocolates menores, bombons e ovos pequenos para presentear os familiares. Segundo a Agas, somente 2% dos quase 9 milhões de ovos colocados à venda não foram comercializados até o domingo pelo setor.

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, explicou que o endividamento dos consumidores, um acréscimo médio de 10% nos preços e a diminuição do poder de compra pelas altas dos combustíveis e da energia elétrica contribuíram para o crescimento moderado nas vendas, que atingiram a previsão dos supermercadistas. Ao contrário do ano passado, quando os ovos de chocolate de maior valor foram os mais procurados, neste ano os consumidores investiram em presentes pequenos para contemplar mais pessoas. Na Páscoa passada, cada gaúcho presenteou em média quatro pessoas, enquanto neste ano cerca de seis pessoas receberam presentes.

Conforme o levantamento do setor supermercadista, cerca de 20% das vendas de Páscoa foram feitas no sábado. Quem comprou na última hora, segundo Longo, buscou oportunidades e, sobretudo, preço baixo. “A atração da última hora segue sendo o preço. O consumidor está muito atento e sabe qual ovo estava mais em conta”, explicou. No sábado, véspera da Páscoa, os supermercados do Estado registraram o melhor dia em vendas de caixas de bombons da sua história, com cerca de 2 milhões de unidades comercializadas. No total, o crescimento deste item na Páscoa foi de 30% em relação ao ano passado. As cestas de Páscoa também registraram crescimento de cerca de 10% na comparação com 2014. O movimento de clientes foi intenso no sábado nas lojas do Centro para as compras de Páscoa. Quem deixou para a última hora para adquirir os ovos de chocolate e as caixas de bombom encontrou preços mais baratos. Nas lojas das ruas dos Andradas, José Montaury e Uruguai, os proprietários realizaram promoções para atrair os clientes que estavam em busca de chocolates.

Pescado e colombas pascais
Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), entre os pescados, o incremento nas vendas para a Sexta-feira Santa foi mais expressivo com um crescimento real do faturamento do produto de 8%. “O destaque foram os peixes de até R$ 15, e 98% dos pescados comercializados foram congelados”, explicou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, ao lembrar que o setor supermercadista ainda encontra dificuldades de abastecimento e de falta de fornecedores para ampliar a venda de peixe fresco. Prejudicado pela alta do dólar, o bacalhau perdeu espaço para outros pescados.

A Páscoa ampliou, ainda, a comercialização de outros itens típicos, como a carne para o churrasco, os azeites e os vinhos. As colombas pascais tiveram um crescimento de 20% nas vendas. “Ocorreu um atraso na entrega do produto pela indústria, o que ocasionou muitas promoções”, explicou Longo.

O presidente da Agas destaca que outra mudança desta Páscoa foi a redução da quantidade de chocolate nos ovos infantis, com brinquedos maiores. “As crianças, estavam se prendendo muito mais ao brinquedo do que ao chocolate. Por isso, neste ano a indústria disponibilizou brinquedos maiores e mais chamativos, com menos chocolate. O que nas outras Páscoas era um ovo de chocolate com brinquedo, neste ano virou um brinquedo com um ovo de chocolate”, acrescentou.

A partir dessa semana, de acordo com a Agas, os supermercados gaúchos voltam seu foco para as atrações do Dia das Mães, criando diferenciais aos consumidores

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