Verão será mais chuvoso e menos quente em 2015
Nem tão quente, nem tão seca. A estação que começa às 21h03 de domingo (21 de dezembro) será marcada por temperaturas mais amenas e maior incidência de chuvas que o último verão, quando o calor bateu recordes em todo o Brasil.
Não que o verão será um estação menos quente, mas nada que se compare ao início de 2014. As máximas de até 40,6°C — temperatura registrada na Capital em 6 de fevereiro —, darão lugar à previsão de dias com 2 graus centígrados abaixo da média em fevereiro e março, época em que a chuva também passa a marcar maior presença.
— As chuvas não serão tão regulares, mas quando vierem, será com intensidade — explica Evandro Magalhães, técnico da Somar Meteorologia.
As condições que levaram à ocorrência do calor atípico não devem se repetir em 2015. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, o último verão foi extremamente quente porque um "superbloqueio" oceânico impediu que, entre dezembro e fevereiro, as frentes frias se espalhassem pelo Brasil. Assim, a temperatura foi subindo muito durante vários dias consecutivos, chegando a extremos de temperatura.
— Para a próxima temporada, teremos mais nebulosidade, mais chuva e calor abafado, mas sem extremos. É mais quente que o normal, mas não tanto quanto no ano passado — prevê Nascimento.
voltar