Vice-governador do RS confirma que servidores terão salários parcelados

O vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, confirmou nesta quinta-feira (30) que vai parcelar os salários dos funcionários públicos estaduais referentes a julho. Por enquanto, os servidores receberão valores que variam entre R$ 1,8 mil e 2,1 mil. Questionado sobre a medida, o governador José Ivo Sartori preferiu não responder. Ele apenas pediu a "compreensão" dos servidores devido à situação financeira do estado. Uma entrevista coletiva está marcada para a manhã desta sexta-feira (31) em Porto Alegre, na qual Sartori e o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, explicarão como folha será paga.


O governador foi à capital federal para pedir recursos ao Planalto, que, no entanto, também tem metas a cumprir com o ajuste fiscal, o que torna difícil uma possível ajuda da União ao estado. Durante a reunião, que contou com ministros e 26 governadores, Dilma pediu o apoio dos estados pra aprovar as medidas do ajuste fiscal, deixando claro que todas as medidas terão impacto nos estados."Fizemos todo o esforço e ainda estamos fazendo para resolver essa situação, e espero a compreensão de todos. Chegamos naquilo que nós não desejávamos, mas eu espero que a arrecadação suba no dia de hoje e amanhã até meio dia também tenhamos mais recursos", disse Sartori em Brasília, onde encontrou a presidente Dilma Rousseff ao lado de outros governadores.

Na tarde desta quinta, mais de 300 servidores de 15 entidades sindicais protestaram contra o possível parcelamento frente ao prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), no Centro de Porto Alegre. Um documento que circula entre os servidores, não confirmado pelo governo, diz que o pagamento será feito até o teto de R$ 1,8 mil. Servidores que ganham acima desse limite receberiam o restante parcelado.

 

voltar
© Copyright 2019