Pensar sobre as questões que englobam a violência contra a mulher se faz extremamente necessário devido ao crescente aumento de casos, como também porque é na ocorrência desta, em todos os seus aspectos, como violência patrimonial, sexual, física, moral e psicológica, que muitos problemas tem sua origem. A mulher que sofre algum tipo de violência adoece, tanto física como emocionalmente, e com ela adoecem seus filhos também.
Reconhecer essas violências e acolher quem sofre com elas foi tema de discussão na manhã desta quarta-feira, dia 24 de maio, na reunião da Rede de Proteção da Mulher Vítima de Violência e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Catuípe.
Tendo em vista ampliar o debate dessa problemática e capacitar toda a Rede de Proteção Municipal foi proposta a realização de uma capacitação com profissional da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde que é referência no tema das violências interpessoais.
Na reunião também foi debatido sobre a necessidade de trabalhar tal problemática com os Clubes de Mães da Cidade, nos Grupos de Saúde e nas Escolas, bem como a importância da realização da Campanha do Agosto Lilás novamente como ocorreu o ano passado. Campanha esta que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, pois “Quem bate, ofende, magoa e humilha a mulher, machuca a família inteira”. E com isso toda a sociedade é ferida e golpeada em seus princípios fundamentais de civilidade e respeito entre os seus.
Para denúncias e pedido de ajuda ligue:
-Conselho da Mulher: 3336- 0014
-Brigada Militar: 190, 3336-1324 ou 99217-9497
-Polícia Civil: 3336-1285
-Central de atendimento à mulher: 180
..
(Ascom PM Catuípe – colaboração Sec. Saúde – fotos: Robespierre Ferrazza)